PULAR APRESENTAÇÃO
Reconhecida no mercado de trabalho.
FAÇA UM TOUR QUERO SER ALUNO

Cool-Hunting e Pesquisa de Tendências

Duração de 36 horas.

Faça download em PDF

O termo cool hunting foi cunhado nos anos 1990. O cool hunter é a pessoa capaz de detectar comportamentos inovadores. Está sempre antenado a tudo e a todos. A internet e as redes sociais deram voz a diversidade e observar as tendências de comportamento tornou-se ferramenta poderosa para desvendar a realidade e auxiliar estratégias de empresas,  inspirar empreendedores e atualizar-se em qualquer profissão. No curso de coolhunting da Panamericana teoria e prática se misturam em aulas interativas e dinâmicas que visam exercitar o olhar do aluno e prepará-lo para aplicação do conteúdo na prática.

Titular:Laura Artigas  é jornalista, roteirista, diretora e pesquisadora de conteúdo. Estudou cinema em Buenos Aires. Escreveu e dirigiu o documentário “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz“, premiado no Arquiteturas Film Festival (Lisboa/ 2015). É diretora de conteúdo do programa Desengaveta (GNT/ Globosat). Foi roteirista do GNT Fashion e do Cozinha Prática, no mesmo canal, entre outros projetos para televisão e internet. Paralelamente atua como jornalista de moda e comportamento.  Publicou em veículos como Folha de S.Paulo, Vogue, Elle, Harper's Bazaar e Etiqueta Negra (Peru). Também vem desenvolvendo conteúdo para as plataformas da marca Melissa. Foi a pesquisadora do projeto de streetstyle "Urbanas" (2017).  É co-autora de “46 Livros de Moda que você não pode deixar de ler” (2007); integrou a equipe de pesquisa e redação do livro “História da Moda no Brasil”, de João Braga e Luis André do Prado (2011). Participou da primeira cobertura oficial de blogueiros no SPFW (2007), com o seu blog modapraler, no qual escreve nas horas vagas há uma década.  

Conteúdo Programático

Aula 01: Apresentação/ introdução ao tema
O beabá do cool hunter. A importância da atuação do coolhunter hoje em dia e suas áreas de atuação. Introdução aos conceitos: moda, cool, coolhunter, tendências.

Aula 02: Fixando conceitos
Aprofundando conceitos: moda, cool, coolhunter, tendências.
As manifestações culturais - moda, cinema, artes visuais, música, arquitetura - como lunetas para vislumbrar o futuro. Apresentação de material inspiracional - vídeos, trabalhos de arte visual.

Aula 03: O cool através dos tempos.
A partir da história da moda, exemplos de mudanças de comportamento que transformaram os rumos da história.

Aula 04: Metodologias de pesquisa
Entendendo os diferentes métodos de pesquisa para estruturar relatórios de tendências. 

Aula 05: As macrotendências e as microtendências
Entendendo o que são as macro e as microtendências. Quais são seus pontos de convergência e como detectá-las.

Aula 06: Pesquisa de tendências de moda
Aplicação das pesquisas de tendências para o setor.

Aula 07: Cool hunting na prática
O trabalho das agências de tendências. Apresentação de cases do trabalho do cool hunting aplicado na prática.

Aula 08: Pesquisa de campo 01
Aula externa para observação das tendências de comportamento.

Aula 09: Pesquisa de campo 02
Aula externa para observação das tendências de comportamento

 Aula 10: Entrevista com profissional inspirador
Papo coletivo sobre a carreira de um profissional criativo.

Aula 11: Associando teoria e prática
Exercício prático de formulação de relatório de tendências

Aula12: Aula conclusiva
Apresentação do exercício e conclusões sobre o curso.

 

Veja os horários

Pré-Reserva

A pré-reserva on-line não garante a vaga, apenas agiliza o atendimento.

Unidade

Groenlândia

Período

Dados pessoais:

Sexo *:

Você é *:

*Campos obrigatórios
Pré-reserva

Horário e investimento para Cool-Hunting e Pesquisa de Tendências

Confira datas e horários disponíveis para turmas deste curso, bem como valores de investimento e parcelas.

Início Período Horário Unidade Investimento
27/03/2018 Terças e Quintas 19:30 às 22:30 Groenlândia 03 cheques de R$500,00 até o dia 31/10/2017.