PULAR APRESENTAÇÃO
Reconhecida no mercado de trabalho.
FAÇA UM TOUR QUERO SER ALUNO

Ensaios da História da Arte

Duração de 96 horas

Faça download em PDF

Este curso propõe exercícios de interpretação da história da arte ocidental. Ao invés de seguir uma cronologia linear, que entenda a produção do clássico ao contemporâneo como uma sucessão de escolas e movimentos, se pretende realizar um conjunto de “ensaios”, leituras transversais a partir de temas e/ou problemas persistentes para diferentes gerações.

A metodologia de trabalho envolve aulas expositivas e atividades de leitura e ateliê crítico, além de visitas a exposições de arte na cidade. Em exercícios semanais e com a elaboração de um projeto de curadoria (aqui entendida como uma forma de ensaio), se objetiva estimular nos participantes do curso a capacidade de interpretar conteúdos artísticos, relacionando-os tanto aos seus contextos históricos de origem quanto às experiências ensaísticas (sensíveis, discursivas, historiográficas, curatoriais) que podem motivar hoje.

Titulares: Ana Maria Maia e Mirtes Marins de Oliveira 

Ana Maria Maia é Jornalista, mestre em História da Arte e doutoranda em Teoria e Crítica de Arte (ECA-USP). É professora de história da arte, curadora e crítica. Foi curadora adjunta do 33º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Fez parte do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake (2011-2013), foi curadora do Rumos Artes Visuais, do Itaú Cultural (2011-2012) e assistente de curadoria da 29a. Bienal de São Paulo (2009 – 2010). Colaborou com o Programa Experiência 2012, do setor educativo do Itaú Cultural. Em 2006, criou o Portal Dois Pontos – Arte Contemporânea em Pernambuco. Em 2012, co-coordenou a publicação Sobre artistas como intelectuais públicos, editada pela Casa Tomada e pela Prólogo Editora. No mesmo ano, realizou a mostra coletiva O efeito da frase, premiada pelo Projeto Amplificadores do Museu Murillo La Greca (Recife-PE). Em 2014, curou a coletiva Anunciantes (Revista Plataforma, iPad) e a individual É possível mas não agora, de Regina Parra, no Pivô, em São Paulo.

Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia. É, desde 2012, docente e pesquisadora da Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Idealizou e coordenou o curso de Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, e a Especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural. Coeditou, com Lisette Lagnado, a publicação marcelina, entre 2008 e 2013. Em 2014, realizou a curadoria de “contra o estado das coisas – anos 70”, na Galeria Jaqueline Martins.
 

Conteúdo Programático

Temas:
[sobre os ensaios]
0. A história da arte dos marcos temporais aos diagramas não-cronológicos

[linguagem como função]
1. Ferramentas do artista: projeto e processo (desenho)
2. Da mímese à Gestalt: representar ou inventar a realidade?
3. O público da arte e a função social do artista 

[gestos]
4. Vanguardas, vanguardismos
5. Performance
6. Apropriação, colagem e pós-produção
7. Museu, coleção, arquivo

[sistemas]
8. Política na arte, política da arte
9. Arte, design e indústria
10. Exposições de arte: personagens, premissas e uma história contextual

[geografia relativa]
11. Site-specific
12. Brasil, Brasis
13. América Latina

 

Veja os horários

Pré-Reserva

A pré-reserva on-line não garante a vaga, apenas agiliza o atendimento.

Unidade

Período

Dados pessoais:

Sexo *:

Você é *:

*Campos obrigatórios
Pré-reserva

Horário e investimento para Ensaios da História da Arte

Confira datas e horários disponíveis para turmas deste curso, bem como valores de investimento e parcelas.

Início Período Horário Unidade Investimento